
Tarsila - Gestação, Parto e Ensaio família São Paulo-SP
Compartilhe
Reuni aqui os três encontros que tive a oportunidade de fotografar com essa família tão especial!
Todos foram feitos na casa deles, inclusive o parto!
Sempre senti algo mágico na fotografia, essa coisa de congelar o tempo, preservar o que aconteceu e reativar a memória, o lado afetivo, a sensação que volta pra gente, o sentimento, todos eles, tudo junto e as vezes até o cheiro volta na nossa mente, muito doido né?!
Quando criança, percebi que esse hoby do meu pai era também a profissão de algumas pessoas, e pronto, meus olhos brilharam. A fotografia abre um leque infinito de temas, assuntos, significados e exerce várias funções, ainda mais nos dias de hoje, mas voltando... quando jovem descobri nela uma maneira de me expressar e a via como arte, como meio de me descobrir e me reconhecer através do autorretrato.
Hoje, me reconheço e me realizo fotografando pessoas, fotografar o nascimento de uma família é além de emocionante, uma grande responsabilidade!
Essa foi a primeira oportunidade que tive nesses anos de fotografia de fotografar um parto! Já tentei algumas outras vezes, mas por mais que tentemos planejar um parto, a vida acontece do jeito que ela bem entende e essa é a beleza de se viver, se surpreender e encantar com ela!
Dia 03 de Outubro de 2019 às 01:42 +- recebi a ligação do pai avisando que as esperadas contrações tinham chegado, pra eu me preparar e ir. Claro, que já estava tudo pronto porque a Vívian tinha me avisado por volta das 23h que o momento da chegada da Tarsila estava próximo e poderia acontecer a qualquer momento! Quase não dormi de ansiedade (e medo de não acordar com o telefone heheh), mas precisava estar descansada para trabalhar, consegui, e quando acordei em um pulo já estava chamando um uber para ir ao encontro deles.
Foi questão de 15 minutos e cheguei até o apartamento deles, eu e a parteira para meu primeiro parto domiciliar!
Ao chegar, um aviso queridíssimo na porta para os vizinhos, a banheira ainda vazia na sala, pensei que estava tudo tranquilo, bom, tranquilo estava! Mas nesse intervalo de 15 minutos entre a ligação e o deslocamento, o milagre da vida aconteceu! Tarsila nasceu nos colos do pai sem esperar por mim e pela parteira!
Corri montar meu equipamento e fotografar tudo a partir dali, muito ainda havia a ser feito, o coração queria sair pela boca, a emoção de vivenciar e fotografar a chegada de uma nova vida é indescritível!
O preparo e cuidados da equipe de parto foi minuciosamente fotografado, junto com a alegria e tranquilidade da Vivian (pelo menos ela me passou muita tranquiliadade) e força, muita força! A cumplicidade do Pai, Jesus, que também explicou e cuidou do Dante, agora irmão mais velho.
Um mês depois voltei para fotografá-los novamente, que honra e prazer acompanhar essas fases tão importantes e especiais da família!