5 dicas para acertar na escolha do fotógrafo do seu casamento
Compartilhe
Como escolher o fotógrafo que vai contar a história do seu casamento, se você não sabe nem por onde começar eu venho te dar uma luz!
Eu sei que é clichê e você já ouviu um milhão de vezes mas: depois que a festa acaba o que resta são as lembranças.
Sim! São as fotografias!
Você já parou pra refletir sobre o real significado de casamento pra vocês? Agora, o que você gostaria de priorizar e ter na sua memória deste dia?
Escolher o fotógrafo para o se casamento é escolher o olhar que se assemelha com a sua visão, é o seu olhar no dia do casamento, é quem vai contar a sua história. Então é preciso se ligar não só na qalidade e nas beleza estética das fotografias, mas principalmente no tipo de esilo, lingagem e narrativa. É através da fotografia vocês verão detalhes e até momentos que passaram despercebidos no dia.
Aqui eu trouxe cinco dicas que considero essenciais para levarem em consideração na hora de escolher um fotógrafo ou dar o ponta pé inicial para a tomada de decisão.
1) Defina o estilo das fotos baseado na personalidade e no próprio estilo de vocês:
Clássico - Tradicional - Espontâneo - Moderno
- Tendências existem até mesmo no meio fotográfico, mas lembre-se que fotografias são atemporais e quem vai rever as fotografias são vocês.
Gostam de se sentir livres, curtirem o momento e querem rever os momentos de forma mais ‘natural’ do jeitinho que aconteceu? Fotografia espontânea, voltada para o documental/foto jornalismo/lifestyle é o mais ideal.
Agora, vocês preferem posar, fotos alinhadas e clássicas, retratos formais de família, uma linha tradicional pode ser o encaixe perfeito.
Identifique isso no profissional que vocês escolherem para que a linguagem fotográfica esteja alinhada com a expectativa de vocês!
2) Conheça o profissional
Hoje é fácil descobrir quem é o profissional por atrás das lentes! É importante pra vocês que esse profissional ame o que faz? Quais seus valores e propósitos? Faz diferença pra vocês se ele se especializa, que esteja antenado e atualizado em equipamento, técnica, que tenha autenticidade, empatia? Que ele vá pessoalmente, que trabalhe com equipe fixa, que tenha exclusividade na agenda para um evento por dia?
Análise como ele conta as histórias, seu portfólio, acompanhe as redes sociais, veja trabalhos completos, depoimentos.
4) Tire todas as suas dúvidas
Avalie os comentários, converse, tire todas as suas dúvidas. Peça e leia o contrato com atenção e verifique se o fotógrafo trabalha com uma equipe exclusiva atendendo um evento por dia, se programe com antecedencia para garantir a disponibilidade, planejamento é muito importante, não deixe a decisão pra última hora.
3) Se identifique com o profissional
Depois de entender sobre linguagem e estilo das fotografias, você fez sua seleção de fotógrafos que seguem a proposta que vocês se identificam, é hora de pensar que o fotógrafo estará com você o tempo todo. Desde o making of, chegando a estar de 6 a 12 horas ao seu lado, então certifique-se de que o ‘santo’ e as ‘vibes’ bateram.
Se sentir a vontade, ter confiança e criar conexão com seu fotógrafo além de ser agradável, faz toda a diferença no resultado das fotografias!
Veja depoimentos de clientes, marque reunião, veja e converse com seu profissional, sinta segurança e confiança!
5) Qualidade e o álbum
Os valores de investimento na fotografia podem variar de acordo com a região e o mercado, então análise tudo do começo ao fim desde o que você encontra na internet (site, instagram), atendimento, linguagem, fotografi..Você não precisa entender de equipamentos, materiais e acabamentos mas a gente sabe quando um profissional se preocupa em estudar, se atualizar, prepara uma boa a entrega, com o cuidado e zelo que tem na escolha dos seus fornecedores.
A qualidade vai além da fotografia digital que a príncipio é seu primeiro contado, ela permeia no atendimento, como também no produto final: o álbum.
Muitos casais cometem o erro de não dar atenção ou não contratar o álbum físico no ato do fechamento do contrato, se o orçamento estiver apertado, opte pela opção mais simples e quando for realmente fazê-lo vocês podem dar um upgrade no revestimento da capa, número de páginas e fotografias, assim é garantido que o álbum fique pronto logo após o casamento.
Quando você deixa pra depois..pode ser que esse depois nunca chegue por inúmeros motivos, mas o motivo mais comum é que a animação com o casamento deixa de ser prioridade e o tempo voa, quado se vê, anos se passaram e nada do álbum.
O álbum de fotografia do casamento de vocês é a garantia de ter as fotografias na sua maior qualidade, fidelidade de cores. É a segurança de nunca perder as fotografias e a experiência de ter em mãos e acessível sempre que quiser relembrar e se emocionar desse dia mágico, único e tão especial.
E aí, consegui te ajudar um pouco? Se você se identificou com as fotografias desse post e quer saber mais sobre mim e meu trabalho, é hora de me conhecer, me manda uma mensagem e vamos conversar!
Beijos,
Nat!